quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

STRESS EMOCIONAL de Lisélia de Abreu Marques



Quando nos sentimos ameaçados por uma perda, seja ela física ou emocional, entramos em STRESS. Stress é um mecanismo de defesa. Ele é disparado diante de ameaças físicas e emocionais.  Quando algo dispara o alarme de perigo, automaticamente  entramos no modo de defesa chamado STRESS.

Sob risco, temos duas reações automáticas que podem ser usadas:  ATAQUE ou FUGA. Após uma avaliação instintiva, que dura frações de segundo, optamos pela tática que parece ter mais chances de ser melhor sucedida.

Quando concluímos que o problema é maior do que damos conta de lidar, sentimos MEDO e optamos instintivamente e inconscientemente por FUGA.

Quando concluímos que damos conta de vencer a luta com o problema, sentimos RAIVA e optamos instintivamente e inconscientemente por ATAQUE.
Geralmente quando entramos em  modo STRESS motivados por ameaça de perda emocional,  acabamos desencadeando uma reação emocional desproporcional e injusta que cria exatamente aquilo que queríamos evitar, a perda. Por ATAQUE ou FUGA agimos contra os nossos próprios interesses, afastando, muitas vezes, aqueles quem queríamos perto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário