quarta-feira, 26 de setembro de 2012

GENTE QUE MORA DENTRO DA GENTE de Patricia Gebrim

"Se trancamos nossa sombra em uma caverna, ela se torna ainda mais sombria. Só quando temos a coragem de libertar a sombra é que o sol pode tocá-la... e então tudo vira luz." 

terça-feira, 25 de setembro de 2012

HO’OPONOPONO de Lisélia de Abreu Marques



EU SINTO MUITO – Eu sinto a dor que causei, lamento pelo que fiz e pelo que deveria ter feito e deixei de fazer. Aceito a responsabilidade que me cabe pelo mal causado a você, consciente ou inconscientemente.

ME PERDOE – Perdoe as escolhas que fiz guiada pelos meus defeitos, pelo meu medo, pelo meu egoísmo, pelo meu orgulho, pela minha insegurança, pela minha ignorância, pelo meu desamor. Perdoe pelo que fiz ou deixei de fazer guiada pela parte doente de mim mesma.

EU TE AMO – Amo com respeito e compaixão a essência pura e divina em você e, também, a parte doente e deformada. Aceito e Acolho, amorosamente, as suas deformações, surgidas ao longo de um caminho de ilusão trilhado fora da harmonia, do equilíbrio, da saúde e do amor. O amor que sinto por esta sua parte doente nos leva, a ambos, a cura.
SOU GRATA – Agradeço pelo aprendizado, agradeço por você ser como um espelho e me ajudar a ver o que está escondido na escuridão do meu inconsciente. Agradeço por...

domingo, 23 de setembro de 2012

A MATRIZ VIVA - A NOVA CIÊNCIA DA CURA




O depoimento que começa aos 25:11min é uma grande lição.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

PRECISAMOS PASSAR BATOM NO MUNDO de Lisélia de Abreu Marques



"O laçador" é a estátua que representa a masculinidade do homem gaúcho. Hoje me deparei com a imagem da " laçadora" e isto trouxe a tona uma questão pessoal antiga. Eu nasci no RS e acho que a laçadora representa um desejo de valorização e respeito não só da mulher gaúcha, como de todas as mulheres. Ao longo da história humana, a mulher foi vista como propriedade do homem, tutelada e sem direitos. A imagem da laçadora mostra a busca de igualdade entre os sexos.


Nós, mulheres, fomos integradas ao sistema econômico e, em poucas décadas, mostramos ao mundo as nossas habilidades masculinas. Aquelas mesmas que, no passado, foram proibidas e reprimidas. No entanto, hoje, estamos descobrindo que nos igualar aos homens, em comportamento, não satisfaz, que esta não é a resposta para os nossos anseios de desenvolvimento. Mulheres não evoluem para se tornar homens. Mulheres evoluem para ser cada vez mais plenas, livres, confiantes, saudáveis e felizes e isto começa com a valorização das qualidades femininas. Mulheres agindo como mulheres e adaptando o mundo para as nossas necessidades... Isto sim, é uma revolução. Revolução não, evolução. Revolução foi quando as mulheres queimaram seus sutiãs em praça pública e passaram a se vestir e agir como homens. Foi uma maneira, na época, de dizer não, de romper com as proibições.  Acredito que, hoje, evolução seja sinônimo de um sistema econômico mais justo e humanizado, de uma sociedade mais saudável, de um mundo mais feminino, mais equilibrado na valorização de qualidades masculinas e femininas.

sábado, 15 de setembro de 2012

AS IDÉIAS de Lisélia de Abreu Marques

As idéias nascem, crescem, evoluem, prosperam e até morrem.


São como filhos que parimos, adotamos, embalamos, defendemos, amamos.

As idéias batem a nossa porta ou simplesmente vão entrando sem pedir licença. São inconvenientes, não tem hora, aparecem a hora que querem.

Como sereias, nos hipnotizam, nos fascinam, nos seduzem e, enfeitiçados, acreditamos nelas (crenças), precisamos delas (muletas) e até atacamos com elas (ideologias) e por elas.


Deixam de nos servir e nós passamos a servi-las.
Quantas pessoas foram mortas, agredidas e desprezadas por defenderem outras idéias? 
Na Guerra das idéias, infelizmente, as pessoas valem menos do que suas idéias.

LUZ de Lisélia de Abreu Marques



  Eu recebo, acolho e hospedo a luz divina no meu ser.
Que ela se expanda e se multiplique.
Eu dou passagem, 
através das camadas endurecidas do meu ser, 
para que a luz que vem de fora 
encontre a luz que vem de dentro.
Eu impulsiono esta luz para que 
ilumine os lugares escuros da minha alma e
permito que esta luz me cure.
Que a luz se faça em toda parte do meu ser.


MEU GATO MORREU, COITADO!



"Não quero saber de quadro. Meu gato morreu, coitado. Ficava ao lado de minha cama, isso que me dói.”

Algumas das obras de arte mais importantes e valiosas do Brasil foram destruídas por um incêndio, num apartamento de Copacabana onde morava o marchand Jean Boghici. Colecionadores e especialistas do mercado de arte não arriscam um valor para a coleção, segundo eles, são quadros e esculturas que simplesmente não têm preço. Em meio a sua perda incalculável, apenas uma coisa amargurava aquele que dedicou sua vida à arte: "Não quero saber de quadro. Meu gato morreu, coitado. Ficava ao lado de minha cama, isso que me dói”, declarou o marchand Jean Boghici para espanto e reprovação de muitos. Fiquei chocada com a declaração corajosa do marchand e com a expressão de reprovação dos repórteres do JN que transmitiam a notícia. Apesar de amar e valorizar a arte, o velho marchand, até pela sabedoria que vem com a idade, sabia que  quadros são apenas quadros. Amigos valem mais. Desde o dia da reportagem fiquei com vontade de escrever a respeito. Foi quando encontrei o texto da Patrícia Gebrin que com maestria disse tudo o que eu gostaria de ter dito a respeito. Eis o que ela escreveu:

“Outro dia acompanhei a notícia do incêndio que ocorreu no apartamento de um famoso marchand, do fogo que se alastrou destruindo inúmeras obras de arte, uma perda de um valor inestimável, sem dúvida alguma. Mas confesso que o que mais me chamou a atenção foi que, ao ser questionado pelos jornalistas sobre sua perda, aquele sábio senhor respondeu que o que realmente lhe doía era o fato de sua gatinha ter morrido no incêndio, a gata que ficava ao seu lado na cama e que não tinha conseguido escapar das chamas.

Ora, muitos diriam: _ Que valor tem um simples gato, frente a obras de arte que jamais poderão ser recriadas? Que valor tem um simples gato, frente a um patrimônio da humanidade, queimado e destruído, numa perda financeira tão grande que é até difícil avaliá-la qualitativa e quantitativamente?


E ainda assim, para aquele senhor de voz embargada e coração apertado, a gatinha valia mais, e eu achei lindo ouvir isso. Achei lindo ver um homem que já viveu tanto indignar-se daquela forma.


_ Quando foi que aprendemos a colocar os cifrões antes da vida? Quais são os valores que norteiam nossas escolhas? _ precisamos pensar sobre isso.


Essa inversão de valores está, a meu ver, na base de boa parte do sofrimento humano. Claro, tudo tem lá sua importância. Mas é preciso que saibamos priorizar e enxergar a partir de um ponto que existe dentro de nós, e não a partir dos manuais empilhados nas prateleiras expostas, construídas por pessoas que moram fora de nós.


O mundo ao nosso redor pode ter uma idéia do que deve ter valor. Pode criar teorias, embasar pesquisas, elaborar manuais de conduta. Pode até declarar-se detentor de verdades cientificamente provadas. Mas se as verdades do mundo não nos trouxerem paz, se as verdades do mundo não aquietarem nosso coração, será que nos servem de verdade?


Quando traímos a nós mesmos para nos adequarmos ao que acreditamos ser esperado de nós, sofremos uma perda imensa. Maior do que qualquer outra.


Foi isso que me encantou na resposta daquele marchand ao jornalista, a reposta corajosa de alguém que já viveu muito e já não se obriga a agradar quem quer que seja. A resposta de alguém que não se trai, pensem o que pensarem. Ah, como admiro pessoas assim!


E dedico este artigo à Pretinha, a gatinha que virou estrelinha.”

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

ADÃO E EVA de Lisélia de Abreu Marques


ADÃO
Adão, o masculino sagrado é a força motriz do universo, é o movimento de expansão. Adão, a matéria, se expande do ponto inicial da criação, em direção ao que ainda não é. Adão é sólido, pesado, duro como uma rocha. Adão é a matéria antes de ser expandida, como a massa do pão que ainda não foi esticada, o monólito. Adão tem personalidade séria e firme. Adão é a pele, as paredes do universo, a casca.

EVA
Quando Adão se move a partir do ponto de origem do Universo vai expandindo a matéria e criando o espaço. Eva é o universo gerado pelo avanço de Adão. Eva é o espaço interno, o vazio, o útero.  Eva é o resultado do movimento de Adão a partir de um ponto fixo inicial. Eva é o lago, Adão, as margens. Eva só existe porque Adão existe, Eva é resultado do movimento de Adão. A medida que Adão se move para a direita, um espaço se abre atrás dele, este espaço é Eva. 

O UNIVERSO
O universo é uma esfera; Adão é o movimento de ampliação da esfera, a casca do ovo, a casca do universo. O universo é uma bola, Adão é as paredes da bola, Eva é o ar dentro da bola. Adão e Eva são uma relação. Adão é o movimento e Eva é o espaço criado pelo movimento de Adão. Eva é o túnel, Adão é a montanha. Adão e Eva são inseparáveis. Eva segue Adão e só existe porque ele existe.  Eva é o útero do universo.

A CONSCIÊNCIA
A consciência é a origem do movimento, a origem de Adão. A consciência se manifesta a partir da esquerda. Adão se move para a direita.  A partir do movimento de Adão para a direita, Eva se expande em forma de esfera e a medida que Adão se move para a direita Eva molda a esfera.

A VIDA
O movimento que é Adão cria Eva que é o espaço vazio. A consciência ocupa este espaço. A consciência se manifesta germinando no solo da mãe sagrada que é a energia Vida. Vida, a mãe sagrada, o solo interno de Adão ocupado por Eva acolhe e alimenta todas as expressões da consciência.   
  
A CRIAÇÃO
Toda a criação está em Eva, Adão é a força motriz que transforma a matéria em espaço. Adão, a matéria, se projeta na escuridão e amplia o reino de Eva, a luz. A  humanidade  encarnada está fixada nas costas de Adão na fronteira entre o espaço e a matéria. Onde Adão se transforma em Eva, exatamente na costela. Tudo o que existe no nosso universo surge desta união.

A MÃE  E O PAI SAGRADOS
A mãe sagrada, a mãe natureza é o solo de Eva, o grande útero, que é ao mesmo tempo as costas de Adão.  O ponto onde Adão e Eva se tocam. Adão, o masculino em nós é a força de expansão e crescimento. Eva oferece o espaço e a Vida.  Adão move a semente em direção ao crescimento, Adão se manifesta em Eva fazendo tudo prosperar através do movimento do crescimento. A manifestação de Adão em Eva faz dele o Pai sagrado.

A ALIANÇA
A aliança, o círculo, o anel representa o espaço vazio que é Eva, cercada pelo material que é Adão. A aliança representa o universo e a criação, o feminino e o masculino, o céu e a terra. Adão é o continente de Eva.  Adão e Eva, o casal primordial sustentam a vida de todo o universo, o universo é a esfera.

A UNIDADE
O espaço que é Eva, é uno. A consciência se manifesta unificada dentro de Adão, em Eva.
 
A TERRA
A consciência que se manifesta na superfície externa, a consciência que se ancora em Adão  olha para fora,  focada no movimento de expansão. O mundo material no qual estamos ancorados (força da gravidade é uma representação deste ancoramento), o planeta Terra, vibra no estado de consciência de Adão, portanto olha pra fora e se expande. Como olha para fora não vê Eva, o mundo interior, o espaço de manifestação da Vida.  A humanidade atual valoriza o masculino em detrimento do feminino. O masculino é forte, é expansionista, é visionário, é desbravador, é impulsivo, é ativo.

A SACERDOTISA, UM NOVO TEMPO
Quando olhamos para dentro, para Eva, um portal se abre. Este portal é a sacerdotisa, um aspecto do feminino. A sacerdotisa é a passagem entre o mundo material de Adão para o espaço de Eva.  A sacerdotisa é a porta e é a visão ao mesmo tempo. A Sacerdotisa é a capacidade de ver Eva. A humanidade começa a ver e valorizar o feminino. Não me refiro, aqui, ao gênero feminino inserido no mundo masculino, falo dos aspectos e qualidades de Eva.


CONCLUINDO,

Adão é homem, Adão é pai, Adão é movimento, Adão é força, Adão é material,  Adão é abrigo, Adão é continente.

Eva é mulher, Eva é mãe, Eva é pausa, Eva é energia, Eva é possibilidade. Eva é espaço, Eva é conteúdo. Eva é vida.

A criação são os filhos e as filhas de Adão e Eva.

A consciência é a origem de Adão e, consequentemente de Eva. 

A consciência quando se expande chama-se Adão, quando repousa chama-se Eva, quando contrai chama-se transformação.

A pulsação do universo, a respiração do universo é a manifestação da consciência criando.

O universo é o corpo da consciência universal que se manifesta dentro e fora de si mesma.

SOBRE FUGA de Roniel Lopes

A gente foge.
Todo mundo foge.
E tem horas que a gente tem que fugir mesmo, porque não estamos prontos para enfrentar determinada situação.
Não vejo problema em fugir, desde que a gente se observe e perceba que está fugindo.
Também não acho que a gente precise entender os motivos da fuga.
Só precisamos mesmo prestar atenção e ver quais situações nos provocam fuga.
E aí, conhecendo essas situações podemos ir arriscando cada vez ir um pouquinho além, pra ver como a gente se sente.
Com o tempo as coisas se ajeitam dentro da gente e paramos de fugir.
E é um orgulho imenso poder dizer "essa situação já não me assusta mais".
Tudo tem seu tempo.

Sobre fuga

ENFRENTANDO O MEDO de Lisélia de Abreu Marques

Hoje enfrentei um lobo que me assustava:
o meu medo. 
Em vez de vestir armaduras, me despi, 
em vez de empunhar uma espada, 
abri meu coração e 
o meu medo pode sair 
a medida que a verdade entrava. 
E, quando o medo saiu, o amor pode entrar.