domingo, 21 de outubro de 2012

MEDO DE SER FELIZ de Lisélia de Abreu Marques


Se a felicidade não ocorre em nossas vidas como gostaríamos que ocorresse, talvez, seja porque a tememos e com isto a mantemos distante de nós.

Conhecer nossas crenças, nos ajuda a perceber a nossa responsabilidade e autoria nos eventos de nossa vida, e tomando posse do nosso poder criativo saimos da condição de vítimas e assuminos a nossa condição de co-criadores da realidade, passando, assim, a exercer de maneira consciente o nosso poder.

Todos já ouvimos o dito popular que diz que "quanto mais alto, maior o tombo". Há, também, outra crença bastante divulgada que afirma que, após uma grande felicidade vem uma infelicidade de mesma proporção. Estas crenças nos fazem temer a felicidade, e por medo, optamos por  uma vida morna, sem sermos muito felizes nem muito infelizes.Optamos pela falsa sensação de "segurança". 

Por escolhermos sem muita fé na felicidade, baseados nestas falsas verdades e nos nossos medos, acabamos colhendo apenas breves momentos de alegria, enquanto que felicidade é um sentimento de prazer, de alegria plena e completa. Uma presença inteira, total, um encontro entre corpo, sentimento, emoção e mente. 

Por temermos a felicidade, acabamos por vivenciá-la, apenas, em alguns momentos da vida. Por ser vivida em breves momentos, acreditamos que é efêmera, passageira,  quase utópica e acabamos por direcionar nossa energia em algo mais permanente. 

As pessoas, de modo geral, apesar de dizerem que querem ser felizes e que a felicidade é muito importante, não acreditam numa felicidade duradoura e, por isto mesmo não apostam nela, o que cria um ciclo vicioso, mantendo as coisas como estão.

Outros valores, como a responsabilidade, o compromisso e a conveniência nos parecem mais permanentes, mais reais e, muitas vezes, acabam se sobrepondo no momento de fazermos uma escolha. 

Para a maioria de nós, felicidade não é prioridade, felicidade é luxo. Vem como um bônus extra que, quando temos sorte, a vida nos brinda. 

Semiconscientes, não percebemos que nossas crenças atraem ou repelem os acontecimentos, não percebemos que somos nós os agentes criadores da nossa própria sorte, do nosso destino e acabamos nos sentindo vítimas ou reféns de uma vida que parece acontecer independente de nós, quando na verdade, nós somos a nossa própria vida, os autores da nossa própria história.

Depois de já termos assumido nosso poder co-criativo, nossa responsabilidade,  será  fácil perceber que os acontecimentos da vida não são aleatórios, coisas do destino ou sorte, e sim conseqüências diretas das nossas crenças e atitudes. E se a felicidade vier será por mérito, assim como a infelicidade. Ao acreditarmos que é seguro, saudável  e desejável ser feliz plantaremos uma sementinha que poderá germinar e nos brindar com muitas alegrias e satisfações.



Nenhum comentário:

Postar um comentário